Bem, acabou a Ligue 1 2013/2014, e terminou como começou, com um confronte entre Bastia e Nantes, cuja o personagem principal foram o estádio Furiani e Mickael Landreau, o Eterno goleiro do Nantes, idolo de muitos jogadores e um dos últimos jogadores a serem campeão pelo club na temporada 2000/2001 em atividade, o jogo foi marcado por homenagens aquele que deve ser o terceiro goleiro na Copa do Brasil.
Em si o jogo foi sem valor, placar nulo de 0 a 0.
RECOMEÇO
O maior positivo dessa temporada foi o fato de termos conseguido permanecer na Ligue 1 para a próxima temporada, e ter terminado em uma colocação respeitável. Embora na primeira metade do campeonato as nossas esperanças era de um time aguentar e conseguirmos a classificação para a League Europa, mas logo fomos aplacados uma sequência de 8 derrotas e fomos levados a bem perto da zona do rebaixamento. Mas se olharmos para trás vamos ter ótimas recordações dessa temporada, onde voltamos a meter medo nos adversários e ser respeitado novamente.
DEPARTAMENTO INEFICIENTE
Entre todos os defeitos dessa temporada, talvez o pior de todos tenha sido o administrativo do FCNantes, logo na primeira rodada uma escalação irregular nos tirou 3 pontos, posteriormente as sanções (irei me aprofundar nesse tema posteriormente), teve até jogo em que entramos com camisas com e sem patrocínio. ou seja um mundo inteiro de bizarrices desses senhores, é preciso ter mais responsabilidade para exercer essa função em um clube profissional.
A CRISE DO ATAQUE
Talvez uma das piores notícias em termos de jogadores seja a ausência de Djordjevic na próxima temporada, o único atacante que sabe fazer gol se foi embora de GRAÇA para a Lazio, e isso sim será um duro golpe para a próxima temporada, já que Bangoura, Audel, Itay e Aristeguieta juntos não dão um centroavante!, o que é mais desesperador quando olhamos o prognóstico e vemos que não iremos recrutar na próxima janela. será muito duro! tendo em vista que nosso ataque foi uma miséria nessa temporada.
MEIO DE CAMPO PROMISSOR
No meio de campo surge algumas luzes de pessoas que poderão dar alguma sobrevida ao Nantes na próxima temporada, caso não seja vendido Jordan Veretout tem tudo para se firmar de vez e fazer uma temporada mais regular que a atual, o menino já mostrou que tem talento e classe. Trebel pelo visto vai embora, o que deixa um ponto de interrogação já que ele é um dos poucos volantes com habilidade suficiente para criar jogadas ofensivas. Deaux, Gomis, Birama e A.Touré mais descontroem do que constroem, na parte defensiva desse meio estamos bem servidos. Bessat, Gapke, Pancatre, Nicolita, Bedoya são os meias ofensivos, Fabrice Pancatre ainda não se posicionou se irá continuar ou se aposentar, Nicolita também está com seu futuro incerto, as únicas certezas são Bessat e Gapke, o Togolês por sinal foi o melhor jogador dos últimos jogos, esperamos que ele não seja vendido.
ZAGA EM RISCO
Talvez seja um dos poucos pontos que não preocupe tanto, com a contratação de Hansen, mesmo que papys vá embora, e por sinal por 5M de euros (muito pouco) é provável que Djidji se firme como titular, o garoto mostrou que tem futuro.
CARAS NOVAS
Não teremos contratações, isso é certo, talvez iremos ver algumas caras novas na equipe, mas sem dúvida devem ser os meninos da base. o lateral direiro Dubois deve pintar na equipe principal na próxima temporada, assim como Alexandre Frade pode aparecer pelo meio, junto de Amine e Saad Trabelsh. quem deve aparecer com mais frequência é os atacantes Lois Diony e Adama Niané, são considerados promessas da base, assim como os meias atacantes Ngodala e Nkodou.
INTERDIÇÕES.
Para fechar esse poste, trago uma reflexão. Se o Barcelona que foi acusado de aliciamento foi julgado e absolvido, porque o FC Nantes não teve o mesmo fim? e foi considerado culpado?
Nem sempre o futebol é justo ($$) infelizmente, a justiça se faz através de viés obscuros!..
ALLEZ NANTES ET JUSQUÁ PROCHAIN LIGUE 1