Samuel Fenillat é o diretor das categorias de base do FC Nantes, procurado pela equipe de jornalismo do jornal Ouest-France, Fenillat falou um pouco sobre a situação da categoria de base do Nantes.
> Como você julga a importância das categorias de base de um club profissional?
"A prioridade do centro de formação, é o nome do jogador, trabalhar o jogador que irá jogar na equipe de cima, o problema no Nantes é que existe 40 jogadores na equipe profissional e isso dificulta a inserção dos jovens na equipe de cima. existe bons jogadores hoje na base, mas é necessário coerência entre a equipe de cima e a de baixo. atualmente temos o 6º melhor centro de formação, e a 2º melhor equipe de juniores."
> Quando você recruta um jogador, qual a sua prioridade? o jogador explosivo ou aquele que se dedica em campo?
"Eu busco goleiros também, mas geralmente procuro jogadores que qualifiquem o grupo, e que tenham recursos técnicos e amplitudes físicas. eu não tenho um perfil favorito de jogador, e depois temos que prestar atenção nas qualidades individuais de cada um. um exemplo é Veretout, ele é muito habilidoso"
Lembrando que o Nantes é conhecido na frança por revelar muitos com qualidades técnicas, como Deschamps, Desailly, Karembeau e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário