Você encontrou seu lugar na defesa do Nantes?
"(risos) Eu tenho prazer em ganhar, de entrar em casa sorrindo. A diferença entre nos brasileiros e os outros é que levamos o futebol para nossas vidas particular, eu tenho amigos que quando minha equipe Grêmio perde eles não vão a igreja no domingo"
Se os torcedores do Nantes fossem como os Brasileiros você não acha que haveria uma pequena parte deles nos treinamentos durante a semana?
"(Risos) Sim. Certamente quando jogamos fora de casa. Eu posso dizer que minha esposa espera muito que eu volte com uma vitória.Não que ela seja uma torcedora amorosa do FCN , mas porque ela sabe que quando perco um, dois ou quatro jogos minhas atitudes ficam diferente dentro de casa"
Vocês está a transmitir um bom estado de espirito.
"Acredito que não. quando eu era mais novo eu tinha reações explosivas, eu pulava nos pescoços, os torcedores adoravam e os jornalistas também. Uma coisa muito facil para um capitão é organizar um almoço para a equipe e a parte mais dura é passar uma mensagem de confiança, convencer a equipe do sistema que iremos jogar é o melhor do mundo, estar do lado do treinador mesmo que com o passar do tempo eu não esteja mais de acordo com as decisões dele. No futebol as falas são sempre automaticas, para mim é a intimidade de acreditar nos meus companheiros e saber tirar o melhor de cada um."
Mais por vezes o Nantes nos mostrou falta de animo?
"Eu não concordo, quando a gente diz que a equipe não tem carater, Sim ela tem duas caras, nos somos muito responsáveis quando jogamos em nossa casa, eu acredito que precisamos de uma equipe nova, com jogadores novos que joguem as temporadas seguintes juntos e joguem a temporada inteira. Hoje temos seis ou cinco jogadores que conseguem jogar 30,35 e 40 jogos no mesmo nivel. Nos temos um problema nos jogamos 20 minutos muito bem e depois temos uma caída. por exemplo Bessat ele consegue jogar 30 jogos bem. mas nem todos conseguimos."
Você diz que essa equipe tem futuro?
"Eu penso sinceramente que, de toda forma, se a metade do vestiário sair os clubes que vão recontrata-los vão se beneficiar, eu estou consciente que temos que fazer algo a mais."
O que seria esse pequeno algo a mais?
"Eu acredito que nos não podemos mais dar um restart em nossa temporada, e essa revolta pode se torna um rolo compressor. Por exemplo não ainda não ganhamos um jogo jogando todo o jogo em um bom nivel. talvez esse seja meu maior arrependimento"
E lá, o capitão quer?
"Sim, eu sei que eu posso carregar isso, mais não sozinho, nos somos um grupo de lideres dentro do vestiario, as vezes eu me pergunto se a gente não vive bem juntos, eu tenho medo de quebrar este ambiente, possivelmente não forçamos as coisas por isso. Mas precisamos ser realistas não estamos sendo eficientes, junte duas vitória fora de casa a nossa pontuação e veja o que dá."
Como você analisa sua temporada?
"Normal do mesmo nivel das que tive em Metz e Grenoble. um pouco melhor do que a ultima porque esse temporada eu pude fazer a pré-temporada, e eu também posso dizer que a equipe é melhor essa temporada, então eu me beneficio disso hoje. Eu ainda sou dá velha escola, da escola alemã, eu me contesto se a gente não faz gol"
Os times de hoje são mais heterogênios?
"O futebol muda, os jogadores tem 10 pessoas que os circulão, preferem escutar os primos e os agentes do que o seu treinador, a nova geração tem uma maneira diferente de fazer as coisas, eles se casam e um ano mais tarde se as coisas não vão bem eles se divorciam. Seus talentos fazem com que eles corram maiores riscos, nem todo treinador é um manager a maioria é um tático. e Mourinho, eu não acredito que ele seja tão melhor que os outros no plano tático, mas ele tem alguma coisa a mais como técnico e consegue retirar de seus jogadores os melhores resultados."
<< é não cair >>
"Isso você faz com prazer quando você diz que o treinador deseja sair com o mesmo 11?
Não tem surpresa da sua parte, estamos no final da temporada é logico, eu entendo seu gesto corajoso, estou de acordo com você, a gente constroe alguma coisa com trabalho duro, precisamos de continuidade. Reims é o exemplo disso, eles vão subir para a L1 diretamente da Nacional (3º divisão) porque ? porque eles são dinâmicos e acreditam nisso, é o esporte"
Justamente, onde você está pessoalmente?
"Eu estarei lá nos próximos 4 jogos é uma certeza, após francamente eu não sei...A unica coisa que eu sempre tenho dito é que me sinto bem aqui.quando eu tiver uma proposta vou pensar, hoje não tenho nada para pensar porque não tenho nenhuma proposta.Quando um time se aproxima de mim, eu pesquiso sobre a equipe, vou no Google e pesquiso sobre a cidade se vale apena mudar para lá, se minha mulher vai aprovar"
Inicio de maio, e você ainda não tem nada concreto, isso significa que seus dirigentes não o querem?
"Eu não me preocupo, eu estou nesse trabalho a 12 anos é como uma grande casa, se o club não quiser assinar comigo eu digo a meu agente que quero ir para qualquer club, ele irá me falar de outras situações.
Eu compreendo o presidente, é muito simples dizer que vai renovar com todos os jogadores. mas nenhum club está parado, as propostas vem e vão, tem que ver o que é melhor para o club."
Nenhum comentário:
Postar um comentário