terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista Waldemar Kita


Diante de mais uma temporada que o club não conseguiu o acesso a primeira divisão francesa, o presidente do FC Nantes Waldemar Kita concede entrevista a revista France Football.

Presidente, Você desconfia da imprensa?

"O problema é que ela é provocadora, principalmente a imprensa local, durante 4 anos ela tem me batido sem que eu saiba o porque"

Seriamente, você não sabe o porque?

"Quando as pessoas dizem <<Isso não funciona para você, por causa disso, isso e isso>> aí você compreende rápido, depois de só 3 meses eu tratei de todos os nomes da imprensa, isso que é engraçado. daqui em diante minha mulher e meus filhos estão diariamente na imprensa. isso não é bom."

Isso pode ser um problema da sua comunicação?

"Não, A gente pode corrigir pequenas coisas mais nem sempre dá certo, eu me interesso muito pela psicologia, a analise das pessoas, isso é verdadeiramente importante, então se você precisa saber quantos anos leva para uma pessoa mudar, porém uma pessoa nunca muda. é tudo"

Vocês não tem mudado depois que você chegou ao FC Nantes.

"Depois que eu cheguei no Nantes eu anunciei meu projeto para 5 anos, tudo está indo como eu disse, somente uma coisa que eu não queria está acontecendo o FCN na Ligue 2. porém as categorias de base, que hoje é a segunda melhor da frança, a cinco anos ninguém falava que estariamos na segunda posição. eu penso nas pessoas, nos jovens valores do club, da formação..
mais o que eu fiz durante esses cinco anos? Contratei um novo Staff para as categorias de base, mudei o treinador dos reservas porque ele estava em conflito com os titulares, contratei um novo staff medico, coloquei em dia todo o departamento financeiro e adminstrativo do club. A unica falha e que eu meto o nariz  onde não posso colocar que é na parte esportiva, isso é uma falha."

Porque isso não é da sua competência ...?

"Eu tenho jogado a 35 anos, eu tenho um diploma de treinador, conheço os homens, os vestiários, a preparação de cada jogador... a tática ? tenho idéias. não preciso me achar um imbecil. certamente os treinadores de sucesso não são ex-jogadores, Mourinho e Guy Roux por exemplo."

Mais você não tem um contato de cotidiano com o trabalho do FCN..

"Você não precisa estar lá todos os dias para saber o que se passa lá. na sociedade de hoje em dia você não pode estar 24 horas do seu dia em todos os lugares."

Mais um club de futebol é uma empresa como qualquer outra..

"Não, pois o primeiro trabalho é o de jogador, é muito mais complexo, mas quando você tem uma equipe comercial, não é muito diferente...no futebol não tem um dono, mas nos negócios  você bota dinheiro em uma só pessoa e 20 anos depois você tem 470 empregos, é um sucesso não? e portanto o futebol no nível da primeira equipe não vai bem, O vestiário é um estado dentro de um estado, o presidente não pode ficar o tempo todo dizendo coisas. é ruim isso. como quando o treinador não respeita o presidente."

É muito ruim que você não se permita falar no vestiário?

"Eu penso que isso pertuba, as pessoas me perguntam sobre isso, mas eu não posso fazer isso. imagina se o treinador tivesse que recorrer a palavra do presidente sempre que as coisas não vão bem"

Esses treinadores que não te respeitam, são esses a sua escolha...

"Existe um grupo de trabalho que decide, isso é democrático e liberal, quando a maioria quer alguma coisa você aceita. Mesmo se você não está de acordo, eu não sou um ditador, tem coisas que eu penso, mas nem tudo eu posso impor, a gente tem que pensar que mais tarde isso será bom. E lá, você faz o que com seu treinador? se você entra dentro toda a imprensa diz que Kita quer escalar a equipe, mais se você deixa eles continuam a querer sua cabeça.Isso me custa."

Qual seria seu treinador ideal?

"Parem de fixar essa reportagem entre presidente e treinador, isso é estupido, há um presidente que geri e um treinador que eu emprego, o empregado escuta o que eu digo, porque eu sou o presidente, é tudo! um bom treinador é aquele que sabe ouvir e sabe aprender"

Quando você chegou em 2007 você disse " jamais eu serei fiel a um treinador"

"(Ele interrompe a pergunta) e então? eu continuo pensando assim."

É terrivel dizer isso?

"porque? diga para mim.. eu vou dizer que eu contasto uma falta de psicologia e de pedagogia sobre a questão humana e o senhor é corajoso de me dizer que isso é terrivel o que eu disse!, mais eu estou na minha  logica, é nesse sentido que eu não tenho confiança, eles não tem uma formação adequada, Olhe o (laurent) Blanc: eles fez faculdade, eu aconselho todos a fazer, lá eles aprenderam muito mais que só futebol"

Você teve 7 treinadores em 5 anos, a verdade é que você é um mal conselheiro...

"Eu gostaria de dizer que há mais pessoas ao redor, não é só meu filho, eu não estou no futebol para apertar mãos de outros presidentes ou jogadores, eu não penso só em representação, eu amo esse jogo!"

Você não sonha ser como um dos grandes presidentes do FCN?

"Eu não sonho mais, porém eu penso em algumas soluções, Michel Aullas é renomado e teve sucesso porque existe uma fidelidade a seu trabalho"

E você? ainda está a procura de um parceiro como Lacombe e Aullas no Lyon?

"Exatamente!, apesar dos escandalos acerca de Aullas é tudo como um poema, só somos reconhecidos depois que morremos."

E você, qual a imagem que você deseja deixar para o FCN?

"hummm... (ele pensa) qualquer um que ame esse club, quando a gente faz qualquer coisa ele continua amando, no dia em que eu partir, acredito que deixarei uma grande batata, mas é assim mesmo é a vida. o FCN é como uma amante, mas eu estou triste comigo mesmo, tenho que continuar a avançar em minhas idéias até que alguém me diga que não é mais possível."

O que você pensa de Chauvin?

"Eu não penso nada, existe um contrato e ele irá cumpro-lo"

Você pensa que as pessoas criticam você pela sua origem estrageira?

"É a primeira rasão! teve até mesmo um ex-jogador da seleção francesa que me disse que eu não posso ter sucesso no FCN, porque eu não são Nataise porque eu sou estrangeiro."

Você se arrepende de ter comprado o FCN?

"Eu não posso dizer que me arrependo, mas com esse insucesso, eu penso que eu na próxima irei  fazer diferente, um amigo me disse "Kita, Confio em você pegue um club pequeno, não comece pelo Nantes, é muito complicado" eu penso que ele tinha razão"

E seus filhos? o que eles pensão dessa herança?

"É minha herança, antes de ser deles, não demos euros e depois, não tem dinheiro na vida, e nem no mundo que me pare, nem minha mulher"

Porque você não tem ganhado dinheiro no futebol?

"Eu não estou no futebol para ganhar dinheiro, ninguém me ajuda aqui, nem a cidade nem os cidadões. se eu me for é o fim do Nantes."

Francamente, porque continuar?

"Você está em uma sociedade juridica,eu não posso sair assim, há respeito pelas pessoas que trabalham aqui e eu continuarei até o fim."

Existe expectativa de  revender o club?

"Se você pensar no tanto de problema e de dinheiro que a imprensa fala do Nantes você pensa que alguém queira negóciar? a questão é: Eu comprei o time, eu vou continuar com ele e vou até o fim. "

Como irá ser o proximo presidente Kita?

"Eu penso que vou impor uma regra, eu preciso que ele seja respeitador, se não for assim, as pessoas poderam sair, de toda maneira alguém irá sofrer"

Você nunca apoiará um ex-jogador do club para assumir a presidencia?

"Falta muito tempo para isso acontecer, as pessoas não tem vontade, e isso não é por causa do Kita, eles estão cheios de tudo isso"

Eles tem amor ao Nantes...

"Você pode ser apaixonado pela sua mulher por 65 anos, mas não fazer amor com ela"

Você passa algumas vezes a impressão de ser uma pessoa folclorica?

"Sim, mas é a imagem que a midia me deu, é uma pena, mas eu continuo avançando em minhas ideias.

Verdade?

"O futebol não entra na minha vida pessoal"

Nenhum comentário:

Postar um comentário